Dilma quer ajudar Portugal mas precisa de garantias
29.03.2011 - 21:20 Por Mariana Oliveira
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse esta terça-feira ao final da tarde que quer ajudar Portugal, mas precisa de garantias para poder comprar títulos.
Dilma diz que Brasil e Portugal têm uma relação umbilical
(Sérgio Azenha)
(Sérgio Azenha)
Mas a sucessora de Lula da Silva explicou que é necessário cumprir os requisitos do Banco Central brasileiro para compra de títulos de dívida, que exigem que os títulos sejam AAA. Neste momento, a classificação de Portugal pela agência de ratings Standard & Poor`s é de BBB-.
“A única alternativa que nós vemos para esse caso é a possibilidade de comprar títulos que não são triple A [mas] com garantia. Ou garantia real ou de algum activo que supra essa deficiência. Isso vai depender de negociação”, explicou Dilma.
Mas a Presidente insistiu que quer ajudar. “Nós queremos ajudar”, disse Dilma, acrescentando que “Portugal não é um parceiro qualquer do Brasil”. “Portugal é uma economia da União Europeia, mas é também um país com o qual nós temos uma ligação umbilical no sentido literal da palavra, culturalmente falando, por causa dos Descobrimentos.”
E comprometeu-se: “Nós iremos fazer tudo o que for possível para ajudar Portugal, dentro da nossa legislação.”
Sem comentários:
Enviar um comentário