Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fenprof marca manifestação nacional para Maio



Depois de bater forte no primeiro-ministro e de acusar a ministra da educação de mentir, Mário Nogueira aumenta a pressão com marcação de manifestação nacional de professores para Maio. Em causa a consideração da avaliação para efeitos de graduação profissional no concurso de professores.

Perdida a esperança numa solução parlamentar, devido à objecção do PS ao agendamento urgente de um projecto de diploma do PCP, resta agora aos sindicatos mobilizarem os professores para acções de luta nas ruas.

Está por saber se as tropas se deixam mobilizar. Uma leitura pelas caixas de comentários dos blogues de professores dá a entender que não. Há demasiado ressentimento e acusações contra os sindicatos. Com insultos e má educação à mistura. Pegou moda fazer dos sindicatos os bodes expiatórias das incapacidades e fragilidades de um grupo profissional que nunca foi coeso.

A situação dos cerca de 30 mil docentes contratados melhorou nos últimos dois anos em consequência das aposentações antecipadas de mais de 15 mil docentes do quadro. As perspectivas de colocação são agora maiores e, por isso, estes docentes não serão facilmente mobilizáveis.

Os professores viram, ma generalidade, as condições de progressão melhoradas em consequência do novo estatuto da carreira docente, aprovado, em conselho de ministros, na quinta-feira passada.

E o fim da categoria de professor titular apaziguou muitos professores.

Quem diz que o novo estatuto da carreira docente é pior do que o anterior ou vive no mundo da Lua ou está de má fé.

Quer isto dizer que os professores não têm razões para lutar? Têm. Mas não é pelas razões que se lêem por aí. As razões continuam a ser fortes: encobrimento da indisciplina, bullying e violência na escola, autoritarismo de alguns directores e falta de democracia nas escolas, excesso de burocracia e reuniões e avaliação de desempenho que estimula o compadrio e as injustiças.

ProfBlog

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores