Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Como viver com menos. Para Jovens Professores




Quinze anos de socialismo, com um interregno de dois anos de social democracia barrosista, atiraram o país para a bancarrota. E você teve o azar de ter dez anos quando o pesadelo da governação socialista começou. Enquanto foi criança e adolescente, não deu por nada. Quando entrou na vida activa, o pesadelo de um país mal governado, esbanjador e corrupto caiu-lhe em cima. Agora, vai ter de aprender a viver com menos do que aquilo que os seus pais tiveram e bem menos do que aquilo a que foi habituado.
Quando o Barroso fugiu para Bruxelas aos gritos de "o país está de tanga!", os socialistas que o substituíram no Governo chamaram-no alarmista e irresponsável. Seguiram-se cinco anos de despesismo, corrupção e mau governo e o resultado está à vista: o país não tem como pagar os juros da dívida pública que consome 80% do PIB e não pára de subir exponencialmente.
Chegou a altura de você aprender a viver com menos.
Algumas dicas que o podem ajudar…

Dica #1: Por favor, não caia na asneira de comprar uma casa. Se o fizer, fica amarrado ao mesmo lugar para toda a vida, escravizado por juros que não tardarão a subir, e impossibilitado de se deslocar para onde houver um sítio para leccionar.
Dica #2: Por favor, não caia na asneira de comprar um carro. Ficará a pagá-lo durante o tempo de vida dele e amarrado a um seguro, imposto de circulação, revisões periódicas e inspecções anuais. Ganhe juízo, faça as contas e ande a pé, de comboio, de autocarro ou de táxi. Verá que ainda lhe sobra dinheiro para fazer uma viagem de avião por ano a um destino exótico.
Dica #3: Por favor, não se arme no lambe-botas do director que tudo faz - até perder a dignidade - para alcançar um excelente ou um muito bom. Jovens morreram de ataque cardíaco, AVC e doenças provocadas pelo stress por muito menos. Lembre-se de que vai ter de leccionar até aos 70 anos. Se não for um pouco mais. Tem muito tempo para subir na carreira sem andar a pôr a sua saúde em risco.
Dica #4: Por favor, não case nem tenha filhos. Se cair na asneira de fazer um filho e não tiver uns avós dedicados e disponíveis, irá ter uma carga de trabalhos que o acompanhará durante décadas. Ganhe juízo. Lembre-se de que este país não é para jovens pais. É para solteiros irresponsáveis.

ProfBlog

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores