Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Cabo Mondego (guia visual do 'negócio' do mandato)

 
Cabo Mondego (guia visual do 'negócio' do mandato)

Já o expliquei, em texto anterior, que o município, no Cabo Mondego, pode comprar aos privados o que quiser menos a área de Domínio Público Marítimo!

Ora esta, delimitada pelo traço azul na imagem, é precisamente aquela mais atractiva, pelo menos para quem conhece bem os terrenos (ou seja, uma esmagadora minoria de gente)! Sim, estou convicto - até por ter sido propriedade privada dezenas e dezenas de anos - que a larga maioria dos municípes da Figueira da Foz para os quais se inventou uma sondagem (também) sobre o Cabo Mondego, nunca lá pôs os pés!

Na imagem, em Domínio Público Marítimo, está a quase totalidade da estrada que passa pelos terrenos da ex-Cimpor (e liga ao Enforca-Cães), bem como a estrada de acesso ao antigo complexo industrial (aquela, à beira-mar, localizada depois do Teimoso até à portaria da fábrica), como está o edificado! O edifício de escritórios e prédios anexos podem ser comprados mas o terreno onde foram construídos não! A sua utilização, aliás, obrigará sempre ao pagamento de taxas ao Estado!

Na imagem, a vermelho, está assim indicado o que a Figueira da Foz pode comprar por 2,1 milhões de euros! A fabriqueta de cal propriamente dita e a pedreira norte mais o terreno (encostas e escarpas) entre ambas! Deviam ter sido requalificadas, seladas, recuperadas etc, etc na última década mas nunca foram! Pelos vistos, esse encargo, fica para o município! Ou seja, damos 2,1 milhões e ainda temos de limpar o lixo dos outros!

(A amarelo está o farol do Cabo Mondego, que também não està à venda... mas é só para situar os meus caros leitores)!

Ah... quase me esquecia: o monumento geológico do Cabo Mondego, pegadas de dinossauros, fósseis e rochas assim e assado, também está, na sua maioria, em Domínio Público Marítimo!

Se calhar, antes da sondagem, e seguindo o exemplo do que fez no Paço e Palácio de Maiorca, o senhor presidente da Câmara podia promover, com as devidas condições de segurança, uns 'dias abertos' à população no Cabo Mondego!

E, lá chegado, explicar ao vivo o que quer, afinal, comprar! Temo é que tal iniciativa não lhe interesse!

Fonte: 

José Luís Sousa

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores