Importar um carro usado é muitas vezes uma boa opção para quem quer poupar, no entanto, os passos e burocracias necessárias ainda demovem muitos portugueses na hora de escolher.
Apesar de ser,
habitualmente, quando comparada com a compra em solo nacional, a opção mais
barata para adquirir automóvel, importar um carro usado implica uma
série de passos e é um processo algo extenso. É conveniente estar bem ciente de
todo o processo para não ter alguma surpresa desagradável. Saiba como importar
carro em segunda mão.
COMO IMPORTAR?
Dispõe de duas
hipóteses para importar carro usado. Pode recorrer a um mediador, o que,
normalmente, sairá mais caro devido às comissões, mas mais seguro se não tiver
determinados conhecimentos. Ou então optar por dispensar esse mediador e ir ao
estrangeiro comprar carro. Nestes casos, deverá ter alguns conhecimentos de
mecânica (ou levar consigo um especialista) e tentar obter informações do carro
que vai comprar e a quem vai comprar.
Só assim conseguirá
comprar com a mesma qualidade e com preços mais competitivos e isentos de
comissões. Antes de comprar deve saber:
- Ano do carro e quilometragem;
- Danos visíveis e possíveis (com
o número do chassi pode investigar, através do ISP, se o mesmo já esteve
envolvido em algum acidente ou até se não é furtado);
- Quantos proprietários;
- Preços da legalização e por
quem vai ser feita;
- Se o preço já inclui IVA.
QUANTO CUSTA LEGALIZAR UM CARRO IMPORTADO
Os custos variam
de país para país, mas, para além dos associados às viagens e transporte do
veículo, tem de efetuar o pagamento do IVA, registo de propriedade em seu nome,
livrete do carro e o Certificado de Conformidade Europeu (COC). Sem estes três
documentos não pode circular na UE. Já em Portugal
tem os custos associados à legalização. A partir daqui inicia-se um
processo burocrático moroso.
DESPESAS E LEGALIZAÇÃO
Para ficar com uma
ideia mais exata dessas despesas utilize o simulador do portal das Finanças (ou outros
disponíveis). Deve-se salientar que um carro importado usado dispõe de
descontos na sua legalização (quanto mais anos tiver o veículo maior o
desconto) e que Portugal não cobra IVA para carros usados importados, mas existem outros
custos e taxas associadas.
Para legalizar o carro
importado dispõe de 20 dias úteis para a apresentação de toda a documentação na
Alfândega. A documentação a reunir é:
- a inspeção automóvel,
- compra de matrícula
temporária,
- obtenção e registo de matrícula
e Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) preenchida.
A partir daí,
ser-lhe-á indicado como pode liquidar o Imposto Sobre
Veículos (ISV), pode ser efetuado imediatamente, ou até ao máximo de
10 dias úteis a contar da data em que foi pedido. Com a DAV e matrícula
provisória em seu poder, mais o pagamento do ISV efetuado e depois de tratar do seguro já pode
circular, atá à emissão do Documento Único Automóvel (DUA), por um período de
60 dias desde a data em que foi emitido. Nesse período dever dirigir-se ao
IMTT, com toda a documentação reunida, para que este a submeta para tratamento
na Conservatória do Registo Automóvel e é esta que emite a DUA.
IMPOSTOS
O ISV que é um imposto
pago uma única vez e que diz respeito à primeira matriculação de um veículo no
nosso país. O valor oscila em função da cilindrada e das emissões de CO2 (consultar tabela). Ao que deve juntar, claro
está, o Imposto Único
de Circulação (IUC) que é um imposto anual.
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