Em clima de lançamento do Guia "101 ferramentas para Google
Marketing" - Minha autoria, eu organizei nessa
postagem 25 ferramentas do Google para potencializar o marketing e
disparar as vendas, como uma forma de iniciar você nesse imenso universo de
soluções do Google, que muitas pessoas nem imaginam que existe.
1. Google Trends
Uma ótima ferramenta na parte de planejamento estratégico de campanhas. Nos
possibilita conhecer o volume de busca de termos selecionado por nós, filtrado
por períodos específicos de tempo e por localização.
Link para o Google Trends: https://www.google.com/trends/
2. Google Meu Negócio
Na teoria é apenas o Google Plus, Google Maps e o AdWords unidos em uma só
plataforma, mas na prática é algo muito maior do que isso.
O conceito do Google Meu Negócio é estreitar o relacionamento entre
usuários e empresas através da internet combinado com geolocalização, em uma
plataforma social.
Talvez você não tenha se dado conta mas certamente já tenha usufruído dos
benefícios do Google Meu Negócio, principalmente se você faz pesquisas através
do seu smartphone.
Você já fez uma pesquisa em que o resultado foram empresas próxima de você,
onde o Google oferece a rota mais fácil desses chegar até lá, oferece a opção
de você ligar para essa empresa com apenas um toque na tela do seu celular ou
muitas vezes ainda avisa os horários de funcionamento dessas empresas – sem
contar com as avaliações e comentários de pessoas que já usaram ou adquiriram
os produtos e serviços dessas empresas listadas?
Então, esse resultado é personalizado para você, no horário em que você
buscou e na localização em que você se encontrava.
Link para o Google Meu Negócio: http://www.google.com/intl/pt-BR/business/
3. Page Speed Insight
Nessa plataforma você insere a URL do seu site e fica sabendo como o Google
avalia a velocidade da entrega do conteúdo do seu site e a qualidade do código
fonte do mesmo. Juntamente com a avaliação feita, o Google entrega uma
lista com alguns itens do seu site que você pode ajustar para melhorar a
experiência dos usuários.
Sabendo que o Google leva em conta os aspectos de boa experiência de
usuário e velocidade do site para formar o seu ranking, essa é uma ótima
ferramenta de apoio para as pessoas que estão buscando melhor posicionar o seu
site nas pesquisas do buscador.
Link para o Google Page Speed Insights:
4. Google Safe Browsing
Nada mais é do que o Google certificando que o seu site é seguro para
a navegação dos usuários. Coloque um link do Google Safe Browsing no
rodapé do seu site e ganhe maior credibilidade com seus usuários.
5. A trajetória do cliente
Ainda disponível apenas na versão em inglês, essa ferramenta de insights do
Google te mostra a trajetória do processo de compra dos usuários de vários
lugares do mundo.
Uma boa ferramenta para se compreender os fatores que levam os usuários a
efetivar uma compra. Assim você pode aperfeiçoar as suas campanhas de
marketing.
Link Para a Trajetória do Cliente:
6. O valor do mobile para sua empresa
Essa é uma ferramenta muito bacana que mostra o valor e o volume de
negócios que as plataformas mobile geram para a sua empresa.
Com esses dados você consegue definir se é válido ou não investir energia e
verbas em campanhas focadas nas plataformas mobile.
Link para O Valor do Mobile para a sua Empresa
7. Our Mobile Planet
Uma forma muito eficaz para profissionais e empresas criarem apresentações
embasadas de números, dados e argumentos para defender os investimentos e a
utilização das plataformas mobile nas empresas.
Link para Our Mobile Planet
8. Mobile In The Purchase Journey
Você já percebeu que o celular alterou a maneira de consumo não apenas na
internet, mas de um modo geral?
Nessa plataforma você consegue criar gráficos e fazer pesquisas de como o
celular está influenciando no processo de compra das pessoas do mundo todo, ou
de uma determinada região escolhida por você.
Link para Mobile In The Purchase Journey: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tools/mobile-purchase-journey.html
9. Google Search Console (antigo Web Master Tools)
Uma ferramenta indispensável para quem buscar as primeiras colocações nas
pesquisas do Google.
Com esta ferramenta você vai conhecer, monitorar e aperfeiçoar a maneira
como o Google encontra, lê e indexa o seu site.
Link para o Google Search Console: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR
10. Google Merchant Center
Ferramenta de busca e comparação de preços e produtos semelhante ao
Buscapé. Não era muito utilizada até certo tempo atrás, mas vem ganhando
notoriedade nos dias de hoje.
Divulgue uma lista de produtos da sua loja virtual com detalhes, fotos,
títulos personalizados e valores de maneira automatizada.
Julga-se hoje que o Google Merchant seja uma ferramenta indispensável
para lojas virtuais.
Link para o Google Merchant Center:
11. Blogger
Já foi uma das melhores opções de plataforma de blog, mas perdeu sua
posição com a chegada do wordpress. Mesmo assim, no fator custo-benefício não é
uma ferramenta ruim, pois é gratuita e vem integrada de “fábrica” com várias
ferramentas do Google como por exemplo o Analytics e o AdSense.
Existe uma teoria de que por ser uma ferramenta do Google, o Blogger leva
vantagem sobre outras ferramentas no quesito indexação e SEO, porém não existe
prova concreta disso.
Link para o Blogger: https://www.blogger.com/home
12. Google Analytics
É uma ferramenta obrigatória para sites, blogs, lojas virtuais ou qualquer
outra plataforma online, pois possibilita conhecer a origem e o comportamento
dos usuários do seu site, e extrair informações importantes para as suas estratégias
de conteúdo, divulgação ou até mesmo para a arquitetura de informação do seu
site.
Link para o Google Analytics: http://www.google.com/analytics/
13. Feed Burner
Uma maneira inteligente de entregar os feeds de atualizações do seu blog ou
site, pois possibilita que o assinante escolha receber o conteúdo através de
RSS ou através de e-mail.
A ferramenta vem sendo deixada de lado, sendo substituída por ferramentas
de Feed RRS mais avançadas, e por ferramentas de e-mail marketing
profissionais. Mas ainda continua a ser uma boa opção para quem está iniciando
um blog, ou tem pouco conhecimento e pouco dinheiro para contratar ferramentas
profissionais.
Link para o Feed Burner: https://feedburner.google.com/fb/a/myfeeds
14. Google Cloud Platform
A ferramenta oferece infraestrutura para programadores rodarem sites e
aplicações em máquinas virtuais do Google, com uma ampla gama de ferramentas e
suportes a diversas linguagens.
No presente momento em que esse material está sendo desenvolvido, o
Google oferece 60 dias de teste gratuito para os desenvolvedores que
queiram testar a sua ferramenta, em um crédito total dos serviços de 300$.
Link para o Google Cloud Platform: https://cloud.google.com/
15. Rich Media Gallery
Uma excelente ferramenta de suporte para profissionais de criação de
banners de anúncios em imagens e animação.
Acessando o Rich Media Gallery é possível encontrar diversas ferramentas,
recursos, informações de formatos de telas, e templates padrões.
Link para o Rich Media Gallery: http://www.richmediagallery.com/
16. Keyword Planner
O planejador de palavras-chave do Google é o bom e velho amigo de todo
marqueteiro digital.
Com ele é possível encontrar novos termos e grupos de anúncios relacionados
ao seu negócio, como também saber um pouco sobre o volume de busca desses
termos. Indispensável para campanhas de AdWords e SEO.
Link para o Keyword Planner: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner
17. Google AdWords
Precisando de novos clientes amanhã? O Google AdWords faz isso por
você.
Em mais de 10 anos de mercado não conheci outra ferramenta que, se
trabalhada da maneira correta, consiga entregar melhores resultados em
performance do que o Google AdWords.
Essa plataforma de anúncios do Google possibilita que você ofereça o seu
produto ou serviço no exato momento em que o usuário esteja buscando por ele.
Link para o Google AdWords: https://www.google.com.br/adwords/
18. Rede de Display Google
Resumidamente essa ferramenta possibilita que você anuncie os seus serviços
ou os seus produtos em diversos formatos como texto, banners e vídeos, dentro
de uma infinidade de canais e portais da Web que são altamente relevantes para
seu público ou estreitamente relacionados ao seu negócio.
Link para a Rede de Display do Google:
19. Google Remarketing
Uma maneira de você alcançar pessoas que já acessaram seu site ou sua loja
virtual através de anúncios espalhados pela Web, buscando com que elas concluam
o processo de compra ou cadastro, aumentando assim a conversão do seu site ou
loja virtual.
Quem nunca acessou a Netshoes, Decolar.com ou Mercado Livre e não se
sentiu perseguido por tal produto ou serviço que estava pesquisando em uma
dessas lojas?
Link para o Google Remarketing:
20. Google Correlate
Uma ferramenta interessante para planejamento e pesquisa de termos relacionados.
Você simplesmente seleciona a localização e insere um termo de pesquisa.
Então o Google te entrega uma lista de assuntos relacionados ao termo de
busca que você escolheu na localização selecionada.
Também é possível fazer uma breve comparação de volume de busca do termo
selecionado e suas relações ao longo dos anos.
Link para o Google Correlate: http://www.google.com/trends/correlate
21. Hangouts On Air
Uma ferramenta maravilhosa que te possibilita a transmissão do seu próprio
programa ao vivo para todo o mundo.
Você pode ter seu próprio programa de entrevistas, seminário on-line ou
oferecer aulas ao vivo. Tudo isso gratuitamente e sem necessidade de instalação
de mega softwares em seu computador.
Link para o Hangouts on Air:
22. Tradutor De Sites
Você precisa oferecer a opção de outros idiomas em seu site, loja virtual
ou blog, mas está com orçamento apertado? O tradutor de sites do Google pode
ser uma alternativa, por ser gratuita, mas não garante uma boa tradução.
Link para o Tradutor de Sites do Google:
23. Google Alerts
Você seleciona alguns assuntos do seu interesse para monitorar na web e o
Google envia para você através de e-mail todas as novidades que ele
rastrear na internet que estejam relacionadas a esses assuntos do seu
interesse.
Link para o Google Alerts:
24. Trends Dashbord YouTube
Uma ferramenta poderosa, mas pouco usada entre os vlogueiros e os
blogueiros. Principalmente os iniciantes.
Basicamente é possível conhecer os top assuntos do momento no YouTube,
filtrados por localização, idade e gêneros masculino ou feminino. Com essa
opção de monitoramento é possível você saber qual é o conteúdo mais consumido
pelo seu público, e assim oferecer aquilo que ele gosta.
Link para o Trends Dashbord Youtube:
25. Google Shortner
Simplificando, é o encurtador de URL do Google. Com ele é possível mensurar
os cliques obtidos em cima dessa url encurtada, e as suas origens, além de
criar automaticamente um Q.R Code.
Da mesma maneira que no blogger, existe o mito de que esse encurtador de
URL facilitaria a indexação das páginas por ser um data-base do Google. Mas não
existem provas desse fato.
Link para o Google Shortner: https://goo.gl/
Bonus: Guia "101 Ferramentas para Google Marketing".
O Guia
"101 Ferramentas para Google Marketing", é um
verdadeiro arsenal de ferramentas do Google. São 101 ferramentas do Google
listadas.
Link para o Guia: http://goo.gl/6wVqrR
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