Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Wikileaks divulgará um milhão de documentos em 2013

Julian Assange
 

Wikileaks divulgará um milhão de documentos em 2013

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira
Julian Assange em conferência de imprensa da varanda da embaixada do Equador em Londres
Julian Assange em conferência de imprensa da varanda da embaixada do Equador em Londres Fotografia © REUTERS/Luke MacGregor

O fundador do Wikileaks anunciou hoje que aquela página na Internet divulgará em 2013 um milhão de documentos secretos sobre países de todo o mundo.
"O próximo ano será tão cheio como 2012. O Wikileaks prepara a publicação de um milhão de documentos que dizem respeito a todos os países do mundo", declarou Julian Assange na embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há seis meses.
A página Wikileaks já publicou relatórios das forças armadas americanas sobre o Iraque e sobre o Afeganistão e 250 mil telegramas diplomáticos americanos, o que enfureceu as autoridades de Washington.
"Há seis meses, 185 dias, que entrei neste edifício que se tornou a minha casa, o meu escritório e o meu refúgio", salientou Assange na sua segunda intervenção pública em seis meses a partir da varanda da embaixada do Equador, decorada com uma fita de Natal.
Julian Assange, um australiano de 41 anos, vive em reclusão desde junho naquela missão diplomática para evitar ser extraditado para a Suécia para responder perante uma acusação de violação e agressão sexual, das quais afirma estar inocente.
O Equador concedeu-lhe asilo político mas o Reino Unido tenciona aplicar o mandado de captura sueco. Assange argumenta que se for enviado para a Suécia, arrisca-se a ser extraditado para os Estados Unidos e ser condenado à pena de morte.

Ler Artigo Completo

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores