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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Antes da TAP...

Realmente, pouco se fala nesta "antecessora da TAP" e que conheci muito bem de ver os seus De HAVILLAND de dupla asa, no aeroporto da Portela.
A "memória" seguinte é elucidativa da influência política na sua extinção, apesar de estar ligada a "grupos fortes" !
A C.T.A. - Companhia de Transportes Aereos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaun2YfuHoV4IYtKZW3ZaJW4BL28XqJ1SmfjbcewZ4dmnnICQftzEE0r9OKdw9YfB7KJ4mzLoecQ37sfc-KtFU72jo0HPmPeR50sVJyYUSwNLFxbhyphenhyphenzdYkd4bKC9ZxzfE3akkWcvhAyg4/s320/Simbolo+da+CTA.JPG
Esta, é provavelmente uma das companhias menos conhecidas e faladas, que integrou o Grupo CUF, até pela sua singularidade.
Quem é que afinal sabia que a CUF teve uma companhia de aviação?
Arrisco a dizer que certamente serão poucas pessoas as que sabem tal facto, provando mais uma vez o pioneirismo da CUF em muitos sectores, até mesmo o da aviação.
Pois bem, essa é a interessante e curiosa história que hoje aqui vos trago.
A 19 de Julho de 1945, a Sociedade Continental de Transportes Aéreos, é transformada na C.T.A. com o objectivo de explorar linhas aéreas no território nacional ou fora dele.
Aquando da sua fundação o capital desta sociedade era de 5.000 contos, subscrito e divido pelos seguintes accionistas:

- Daun & Bleck, Limitada, 500.000$
- Carlos Eduardo Bleck, 250.000$
- D. José de Saldanha, 250.000$
- Manuel Augusto José de Mello, 300.000$
- Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes Limitada, 2.000.000$
- José Inácio Castel-Branco, 100.000$
- Dr. Luiz Albuquerque de Sousa Lara, 300.000$
- Sousa Lara & Filhos Limitada, 500.000$
- Fernando Enes Ulrich, 100.000$
- Dr. António Garcês, 100.000$
- António de Sommer Champalimaud, 200.000$
- Dr. José de Sousa e Melo, 200.000$
- João Maria José de Mello, 100.000$
- Dr. Alvaro Belo Pereira, 100.000$

Como se pode ver pela lista atrás apresentada, vamos nela encontrar nomes sonantes da economia nacional, como António Champalimaud, a família Sousa Lara que detinha grandes investimentos no Ultramar, ou os Ulrich ligados a diversos interesses económicos.
A maioria do Capital accionista (2.300.000$)é detida pela Sociedade Geral e Manuel de Mello, colocando assim esta Holding da CUF no comando desta nova empresa.
Será no dia 2 de Dezembro de 1945 (4 meses após a constituição desta sociedade) era oficialmente inaugurada pelo Presidente da República Óscar Carmona e demais membros do Governo a carreira Lisboa-Porto-Lisboa.
Apresenta nesse mesmo ano a filiação na I.A.T.A. (International Air Transport Association, que ainda hoje é a mais alta autoridade internacional do transporte aéreo) sendo esta aceite.
A sua frota era constituída por um Percival Proctor, e por três bimotores DeHavilland DH-89 cujas matriculas eram as seguintes: CS-ADI, CS-ADJ e CS-ADK, todos adquiridos na Inglaterra.
Posteriormente um destes bimotores foi adquirido pela Aeronáutica Militar em 1950, podendo ser vista hoje no Museu do Ar em Alverca.
Mais tarde são ainda adquiridos à Força Área dos Estados Unidos dois Douglas C-47A(CS-TDX e CS-TDZ) sendo a sua adaptação aviação civil sido feita por pessoal das Oficinas Metalomecânicas da CUF.
A C.T.A. vai construir toda uma infra-estrutura de apoio as suas rotas aéreas, para isso constrói hangares privativos nos Aeroportos de Lisboa e Porto, com oficinas , armazéns, operações de voo, equipamento de rádio, salas de pessoal navegante, cantinas etc.
Por essa altura o pessoal ao serviço da C.T.A. deveria de rondar o numero de 70 pessoas, numero que teria tendências a subir com a expansão da Companhia.
Havia já planos de expansão delineados por fases, em 1946 o objectivo seria inaugurar uma carreira Lisboa-Madrid com um serviço diário, pedindo autorização para tal ao Governo, sendo esta recusada, ficando outros projectos na gaveta, como as Linhas Internacionais no Continente Europeu, e obviamente aquilo que então se designava pelas Linhas Imperiais de modo de ligar a Metrópole com as principais cidades do seu Ultramar.
Para essa expansão tinha já a C.T.A. pensado adquirir 4 Douglas DC-4 "Skymaster" e também Douglas DC-6 aviões já de grande capacidade e com maior alcance aéreo.
Podemos dizer que á C.T.A. de certa maneira foram cortadas as pernas.
Devido à politica do Governo, e de homens como o sobejamente conhecido Secretário da Aeronáutica Civil Humberto Delgado, preferiu-se reorganizar o Transporte Aereo em Portugal, chamando as Autoridades tais responsabilidades, preferindo deixar cair a C.T.A. (talvez por esta estar nas mãos de privados) e criar assim os Transportes Aereos Portugueses (T.A.P.) cuja metade do capital accionista estava nas maos do Estado sendo o restante subscrito por privados.
A linha Lisboa-Porto-Lisboa é suspensa em 1947, e a C.T.A. seria liquidada definitivamente em 1949.
E desta efémera e interessante história falta apresentar um interessante e raro lote de documentos respeitantes a esta empresa, isto porque uma tal Madame Silva (que é como está escrito no bilhete) que na epoca tinha 23 anos, guardou tais documentos, talvez como recordação, e assim chegaram ás minhas mãos, sendo um testemunho da breve história da C.T.A.
Para ver em detalhe basta clicar nas imagens para ver em tamanho ampliado.
A Capa do Mapa com a Viagem a ser efectuada pelo avião
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2peeMr0Z8ndqv4IIq_xCJtKYZKQVkMqSSsIr0xf-fYUtlsoZ6UKC1PDautaa_Lsop1pnfzln0ORKajngYwwSZsFkIOlvbgzwZfsPTxHPkICUIic3QNALhiTQRK0aeGtWSUyGqtBowfmA/s320/Pagina+interior+do+mapa2.JPG
Contracapa do Mapa
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Mapa da Viagem
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Capa do Bilhete
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Talões do Bilhete
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjETsW05XOFLp1hoMq2JCaOLeYadnkfcMjrBze7MTHah0DKyK0I5Q-JKaTN293y-NiqVrkhJyws38DHvePqA0vU9tYiPiVvmz9f1ajtWPBDKej23KBSTuALRT4zo7b-PzGwTdUw3qSeeGE/s320/Taloes+do+bilhete+da+CTA.JPG
Custo do Bilhete (303 escudos em 1946)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9vnu84PNV9HtNmVIbqKjk3E_abwDoS9JatHkluUyvwmL3NXeMOaCfx8KRbbWz64ctW2d5T0jOsJTJLrfLgcxt7DeteI_vh7hB1i4W4SU7NbShj4tAupI1CJClYnh4tYb474J5dRkEL08/s320/Custo+do+Bilhete.JPG
Talão de Bagagem (frente)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTjo3qmvMnLKrxV-1ouL5uQPsZODRu73i8frKTrh9v1_Ou69IN8_GnA5h9xX5PG9w80mcAfykTwjyicROhpLNxq8Ue4ypeMSXMY11G_yWYoeWhTpMvX5YaVFdA6ALMBPWWkgLFvhg1K8E/s320/Tal%25C3%25A3o+de+Bagagem+da+CTA+%2528frente%2529.JPG
Talão de Bagagem (verso)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxdRTe9kht7DmsgjCKRmEwuZu97ox7-FiOFZ-AzycqMix6aiNwIH6NX_DplhSxFP0spRp11wig7KdWGo0XujL2iJjFKAKEh63yKxSmeOkSjJK6C2UaIcqRSfBks3Ho59DkLRjr_Cukotc/s320/Tal%25C3%25A3o+de+Bagagem+da+CTA+%2528verso%2529.JPG
Esta senhora que viajou para o Porto, fez um Seguro Pessoal de Transportes Aéreos, e qual seria a companhia?
Só podia ser a Império claro!
Sendo também ela pioneira neste tipo de seguros, o custo do mesmo já com todas as despesas incluídas era de 20 escudos.
Aqui fica o envelope enviado pela C.T.A. com a respectiva apólice e o cartão de cumprimentos da seguradora
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieHlIlnWMCTb9Q3_QGQpz9b6UrxQ0EzBHeAE4IH28KRnG8WFMVVRkQrBD66f_pI_AFUX7WBmYA_GexN1_qpAJNIx4bVseVb6yIfR0RQFLfzQhAnJ6kp5EwMnWSTAoSKKGPeSGfWGurEOY/s320/Envelope+dos+CTA.JPG
Apólice (frente)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkb5gQw96fqDaUmaISPM4ViCBCVarNTY7PE4drzQOhijvBDLIqP6OBSFCw7Kn6cmzvNX9IccqpZaLPHt6mNU0nt0kxQDGGqGD4hlNUe8M3uaDPgPA1EdQDXV55GX9tBxUrjR44_xK9vPY/s320/Apolice+de+Seguro+da+Imp%25C3%25A9rio+%2528frente%2529.JPG
Apólice (verso)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZw9GOvGLa7nBVLPFt1L9lpWuwF7iSWSnaueOCR5NlDNPKlJkH8n1bewSBlN8lbPbVge9DojqVsMOhq0afRYexShGx3mQ_-s6TXYBMRlj1QbcZNq9wra9bjuhopi3oWlGimhJYLdUf5kI/s320/Apolice+de+Seguro+da+Imp%25C3%25A9rio+%2528verso%2529.JPG
Cartão de Cumprimentos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLuZdMIkE_4tphwBpGYWsvUawEsZmwpoKsE9eyK69FX8ssLeIoEiTWP5k11EOr1uzKuPG9lj6rnlAVBt7VFcz5k6mUpTvqIs5jia-A51V9-fBQkmd9fMXfqLR_b2Xd3VEn3H45AHhj5fk/s320/Cart%25C3%25A3o+de+Cumprimentos+da+Imp%25C3%25A9rio.JPG
Bibliografia:

- Estatutos da C.T.A.
- Relatórios de Contas da C.T.A.
- Boletim da C.T.A. (1946)
- Historia da Aviação Civil em Portugal

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