CONSTRUÍDA SEM AJUDAS EXTERIORES E AINDA HOJE É USADA PARA AJUDAR A FINANCIAR A OUTRA QUE FOI CONSTRUÍDA COM FINANCIAMENTOS EXTERIORES.
AQUELA QUE ALGUNS "HERÓIS" CONSTRUÍRAM DA NOITE PARA O DIA E QUE MUITOS OUTROS "HERÓIS" APOIARAM NUM "ORGULHOSO" SILÊNCIO.
AQUELA QUE ALGUNS "HERÓIS" CONSTRUÍRAM DA NOITE PARA O DIA E QUE MUITOS OUTROS "HERÓIS" APOIARAM NUM "ORGULHOSO" SILÊNCIO.
A Ponte Salazar sobre o rio Tejo em Lisboa - 1966
Filme documentário, realizado por Leitão de Barros, sobre a construção da ponte sobre o Tejo em Lisboa e sua inauguração a 6 de Agosto de 1966.
Para a ponte suspensa, toda a monumental fabricação metálica de 22.000 toneladas das peças de aço, destinado à viga de rigidez e tabuleiro, foi executada em Portugal nas oficinas da SOREFAME. Bem assim como a grelha metálica rodoviária. Para além de outras estruturas referidas pelo narrador fabricadas nos estaleiros norte.
Tempos em que a mão de obra caseira tinha uma incorporação muito significativa nas grandes obras nacionais.
Reparem que muitos dos trabalhos se realizavam a cerca de 70 metros acima do nível médio das águas do rio Tejo e, pelo que se vê, nenhum trabalhador utilizava qualquer sistema de segurança. É bem evidente o à vontade como alguns trabalhadores se deslocavam naquelas vigas como se num corredor de um escritório se movimentassem, para não falar em registos de arrepiar quando estão a martelar em posições, aparentemente, de equilíbrio instável.
Este filme é um registo muito singular de uma obra que marcou o país naqueles anos.
Chamo a vossa atenção para a margem sul em que se veem apenas campos, longe de se adivinhar que um conglomerado habitacional iria emergir como cogumelos
Filme documentário, realizado por Leitão de Barros, sobre a construção da ponte sobre o Tejo em Lisboa e sua inauguração a 6 de Agosto de 1966.
Para a ponte suspensa, toda a monumental fabricação metálica de 22.000 toneladas das peças de aço, destinado à viga de rigidez e tabuleiro, foi executada em Portugal nas oficinas da SOREFAME. Bem assim como a grelha metálica rodoviária. Para além de outras estruturas referidas pelo narrador fabricadas nos estaleiros norte.
Tempos em que a mão de obra caseira tinha uma incorporação muito significativa nas grandes obras nacionais.
Reparem que muitos dos trabalhos se realizavam a cerca de 70 metros acima do nível médio das águas do rio Tejo e, pelo que se vê, nenhum trabalhador utilizava qualquer sistema de segurança. É bem evidente o à vontade como alguns trabalhadores se deslocavam naquelas vigas como se num corredor de um escritório se movimentassem, para não falar em registos de arrepiar quando estão a martelar em posições, aparentemente, de equilíbrio instável.
Este filme é um registo muito singular de uma obra que marcou o país naqueles anos.
Chamo a vossa atenção para a margem sul em que se veem apenas campos, longe de se adivinhar que um conglomerado habitacional iria emergir como cogumelos
http://video.google.pt/ videoplay?docid= 6161031301925968590
Para quem gostou de ver ou recordar e queira apreciar os aspectos técnicos da sua construção aqui fica o filme realizado pelo Gabinete da Ponte sobre o Tejo.
http://vimeo.com/18885639
Para quem gostou de ver ou recordar e queira apreciar os aspectos técnicos da sua construção aqui fica o filme realizado pelo Gabinete da Ponte sobre o Tejo.
http://vimeo.com/18885639
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