O Campus da Universidade de Coimbra (UC) na Figueira da Foz vai dinamizar o projecto Seapower, que vai intervir na componente da construção naval e das energias eólicas no mar, no âmbito das agendas mobilizadoras.
O Reitor da UC, Amílcar Falcão, disse à agência Lusa que dentro de “seis a oito meses” será instalado um pavilhão junto ao porto marítimo da Figueira da Foz para o desenvolvimento do projecto.
“É um projecto associado a empresas que nos próximos quatro anos nos vai dar um impulso enorme à nossa investigação na região da Figueira da Foz”, sublinhou o Reitor, no final da sessão de encerramento das comemorações do sétimo aniversário do Laboratório Marefoz, instalado na incubadora de empresas da Figueira da Foz, que decorreu esta quarta-feira.
O Seapower é financiado em quatro milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, segundo o Reitor Amílcar Falcão, é um complemento ao Marefoz, que desde a sua criação desenvolveu projectos na ordem dos oito milhões de euros relacionados com a optimização de processos relacionados com a economia do mar.
“Vamos ter agora o desenvolvimento de outras valências que não tínhamos com o Marefoz, começando a criar densidade e massa crítica em mais do que uma área e isso é fundamental para criarmos raízes na região”, frisou. [...]

 

 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário