Prejuízo – entre 150 e 180 milhões de euros.
Mesmo assim, não deixou de ser este amigo próximo de António Costa, o
advogado Diogo Lacerda Machado, quem tratou – pro bono – da própria reversão da privatização da TAP,
além de ter feito outros trabalhos de consultoria como por exemplo a não menos
célebre “solução” para os lesados do BES. Esta nomeação de Lacerda Machado foi
entendida politicamente como “moeda de troca” de António Costa para a nomeação
do social-democrata António Frasquilho para chairman da TAP.
(…)
Social-democrata Leite Ramos acusou Lacerda Machado de estar “intimamente ligado ao
problema financeiro da TAP”, recordando que, enquanto administrador da Geocapital, “foi
responsável pelo buraco enorme da empresa de manutenção no Brasil”.
O empresário e acionista David Neeleman adota uma posição confiante, tendo comprado por 49 milhões
de euros a participação indireta dos chinesas da HNA, que saem da TAP na sequência de problemas complexos no
desenvolvimento das operações internacionais do seu grupo, que continua a
desinvestir, alienando participações em várias geografias.
Quanto ao acionista português, Humberto Pedrosa, também mantém expectativas confiantes,
tendo o seu filho David Pedrosa como administrador
executivo – numa comissão executiva que integra Antonoaldo
Neves e Raffael Guaritá Quintas.
Miguel
Frasquilho, como chaiman, já veio dizer publicamente que o ano de 2018 não correu
bem. Do elenco da administração figuram também Bernardo
Trindade, ex-secretário de
Estado do Turismo que se tornou uma referência do sector do transporte aéreo porque foi um
dos grandes impulsionadores da entrada em Portugal da Ryanair e Esmeralda
Dourado, que transitou para a TAP, deixando para trás a tragédia do afundamento
do Grupo SIVA.
Finalmente, ainda há o caso do
administrador da TAP António Gomes de Menezes, que foi presidente
executivo da transportadora aérea suíça PrivatAir, que alugava aviões com
configurações para a Classe Executiva e abriu falência junto dos tribunais
suíços, apesar de ter tido grandes clientes como as companhias Lufthansa, SAS e
British Airways.
Sem comentários:
Enviar um comentário