Número total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

EX-BASE AÉREA N.º 3 VOLTOU A TER VIDA EM DIA DE CONVÍVIO


"Falar da BA 3 é falar de emoções, sentimentos, histórias e memórias”.
16º Convívio da Ex BA 3


O Quartel General da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) regressou aos tempos da Base Aérea n.º 3 este sábado, dia 21, com o reencontro de mais de 350 militares e civis que ali estiveram colocados ou em diligência permanente. O momento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), General Manuel Teixeira Rolo, num dia em que se partilharam memórias e reconheceu o mérito de quem fez parte da história do atual Aeródromo Militar de Tancos.

Apresentação do livro “Base Aérea de Tancos 1921-1994”, do Tenente-Coronel Aires Marques, no Hangar dos Helicópteros. 
O General Manuel Teixeira Rolo destacou ainda “a excelência das pessoas (…) que serviram as Forças Armadas na BA 3” e que “devem ser lembrados”. 
Uma das recordações que guardam do Polígono de Tancos é a intentona militar de 11 de Março de 1975, com os “carros à civil carregados de armas”, o levantar voo dos helicópteros que partiram para o Regimento de Artilharia de Lisboa (RALIS), o que transportou o General António de Spínola para Talavera de La Reina (Espanha) depois de confirmado o falhanço da tentativa de golpe de Estado e os militares que mais tarde “chegaram a chorar”. 
A localização estratégica da Ex-BA3 tem sido um dos pontos salientados pelo presidente da autarquia na defesa da reativação da BA 3, que poderá vir a receber as esquadras de transporte aéreo da BA 6. O Aeródromo Militar de Tancos “perde” o comando da BrigRR, mas recebe aviões C-295 e C-130 e aeronaves KC-390, podendo as últimas ser adaptadas no combate a incêndios florestais. 

Fotos do Evento




























Sem comentários:

A MINHA MÚSICA

Loading...

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Governo Moçambique

Governo de Macau

Governo Cabo Verde

Governo Angola