Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de janeiro de 2017

Lista da Subvenções Vítalícias

A Caixa Geral de Aposentações publica, pela primeira vez, a lista dos ex-políticos que recebem a Subvenção Vitalícia. Marques Mendes é o único na lista que pediu para suspender por iniciativa própria.
Durante anos, um pacto de silêncio entre partidos e políticos manteve em segredo a lista de quem recebe as chamadas pensões "douradas" ou subvenções mensais vitalícias.
Hoje, a Caixa Geral de Aposentações publica pela primeira vez a lista dos beneficiários, depois de um parecer da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos nesse sentido. Todos os beneficiários foram notificados da divulgação.Mas há muitos outros nomes de figuras de topo da política portuguesa nesta lista. Deputados, ex-deputados, presidentes de câmara, ex-primeiros ministros e líderes partidários históricos. Quem renunciou já não aparece. Quem ocupa cargos públicos não está a receber nada enquanto os exercer. E quem declare outras atividades remuneradas em mais de 1257 euros pode ter o montante reduzido ou nem sequer estar a receber. Mas têm direito a elas e a lista mantém todos discriminados.
António Guterres, Pedro Santana Lopes e José Sócrates
são os ex-primeiros-ministros que estão na lista. O candidato à ONU tem uma pensão de 4138 euros e segundo a CGA está a receber parte desse valor. Sócrates aufere 2635 euros desde junho, um valor um pouco abaixo daquele que tinha comunicado publicamente há algumas semanas. E o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia não está neste momento a receber nada dos 2199 euros a que tem direito desde 2005.
Mas
Assunção Esteves também está na lista, com 3432 euros, tal como Mota Amaral, com 3115 euros.
Há ainda um grupo caraterístico de ex-políticos que apesar de terem tido problemas com a Justiça
são parte desta lista de pensionistas dourados. Armando Vara, com 2014 euros (reduzida parcialmente), Duarte Lima, com 2289 euros e Dias Loureiro, com 1571 (reduzidos totalmente por imposição legal).
No Conselho de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa sentam-se alguns destes pensionistas.
Domingos Abrantes, do PCP, recebe desde 1994, 2685 euros. Adriano Moreira, com 2685 euros (reduzidos parcialmente) ou Leonor Beleza, que por presidir à Fundação Champalimaud não está atualmente a receber os 2566 euros que lhe foram atribuídos a partir de 2006. Marques Mendes, que também se senta na mesa de conselheiros da Presidência, é o único nome na lista que suspendeu por iniciativa própria a reforma de 3311 euros, a que tem direito desde 2007.
São mais de 330 nomes que fazem parte desta lista até aqui confidencial.
Clique aqui para ver todos os nomes e valores.

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores