Número total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tem um cartão de débito Contactless? Veja esta vigarice.

Veja um vigarista a “roubar” as pessoas utilizando um método “novo” que saca dinheiro dos cartões de débito Contactless, aqueles cartões que em Portugal até 20 euros não precisa de colocar o PIN nem de introduzir o cartão, basta aproximar à máquina.
O curioso desta situação é que o larápio traz consigo um terminal TPA e, de forma ardilosa, “rouba” as pessoas sem tocar na carteira das mesmas. Se pensa que já viu de tudo, está enganado!

O que é um cartão Contactless?

Relativamente a esta tecnologia, que foi baptizada de tecnologia contactless (sem contacto)
Conheça a tecnologia contactless, que permite realizar compras até 20€, apenas por aproximação do cartão.
Para muitos dos portugueses, o cartão de débito é actualmente o meio de pagamento mais utilizado. Com apenas um cartão, o utilizador pode comodamente pagar a grande maioria das suas compras, sem a necessidade de ter “dinheiro vivo” consigo.
Por questões de segurança, a utilização do cartão de débito obriga à introdução de um código PIN.. mas a UNICRE – Instituição Financeira de Crédito espera mudar esse procedimento, disponibilizando um novo método de pagamento.
Na prática, em vez do utilizador digitar o PIN, este deverá aproximar o cartão da máquina de pagamento (cerca de 4 cms) e o sistema reconhecerá e aprovará o pagamento.
De referir que o sistema apenas funciona, por enquanto, para compras até 20 euros. A UNICRE espera ter até final do mês de Agosto,  mais de mil TPA’s compatíveis com esta tecnologia espalhados pelo país. 
Em 2013, em Portugal, a UNICRE deu a conhecer um novo método para pagamentos que não necessita que o utilizador introduza o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático).
Na prática, em vez do utilizador digitar o PIN, este deverá aproximar o cartão da máquina de pagamento (cerca de 4 cms) e o sistema reconhecerá e aprovará o pagamento.
De referir que o sistema apenas funciona, por enquanto, para compras até 20 euros. Em Portugal há milhares de terminais preparados para esta tecnologia mas ainda não é uma prática corrente do consumidor português. 

Como funciona a vigarice?

O esquema é simples de perceber. O larápio aproxima o TPA das bolsas das pessoas (e das carteiras nos bolsos) e, existindo este cartão, o mesmo transfere para a conta do TPA a quantia até 30 libras, (20 euros em Portugal) valor máximo permitido para os cartões Contactless no Reino Unido.

Quem tem um cartão, como pode desligar esta funcionalidade?

Na verdade na Internet tudo se aprende. Por sua conta e risco, se quiser seguir esta dica, poderá desligar esta funcionalidade do seu cartão, evitando assim qualquer tentativa de lhe sacarem até 20 euros sem o seu consentimento.
Basicamente, como pode ver na imagem, o cartão tem a antena em torno da margem do cartão. Fazendo um corte mínimo, de cerca de 5 mm no cartão, irá cortar a antena que permite accionar o débito no cartão e jamais o sistema será accionado. Nada fica afectado no cartão para pagamentos tradicionais, apenas a antena NFC deixa de funcionar.

Sem comentários:

A MINHA MÚSICA

Loading...

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Governo Moçambique

Governo de Macau

Governo Cabo Verde

Governo Angola