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terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Clientes de água, luz e gás podem reclamar 18 milhões de euros

Os consumidores portugueses podem reclamar, até ao final do ano, os 18 milhões de euros em cauções que ainda estão por receber referentes ao serviço de água, luz e gás canalizado.
O prazo foi alargado até Dezembro e, agora, as empresas e as autarquias são obrigadas a publicar os nomes dos clientes que ainda têm direito à restituição do dinheiro.
No total, são 17,096 milhões de euros que os clientes pagaram por cauções de serviços de água, luz e gás canalizado antes de 1999.
O dinheiro está à guarda da Direcção-Geral do Consumidor num fundo que tem sido reinvestido e que, por isso mesmo, já tem mais 1,300 milhões de euros relativos a juros.

Os consumidores que tiverem direito à devolução da caução devem pedir à empresa de água, luz ou gás a emissão de uma declaração comprovativa, de acordo com a Direcção-Geral do Consumidor.

Neste documento deve constar a  identificação do titular do contrato, da entidade fornecedora do serviço, o número do contrato, a morada de fornecimento e o valor da caução.

O clientes devem depois enviar à Direcção-Geral do Consumidor o pedido de reembolso acompanhado da declaração comprovativa do direito à restituição da respectiva caução passada pelo prestador de serviço.

Devem também enviar o número de identificação bancária, uma vez que a restituição da caução será efectuada por transferência bancária.
Consulte aqui a lista de clientes de electricidade da EDP com caução a devolver.
Consulte aqui a lista de clientes de gás canalizado da EDP com caução a devolver.
Consulte aqui a lista de clientes de gás canalizado da Galp com caução a devolver.

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