Número total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cristo_Verónica

Santa Verônica ou Berenice, de acordo com o "Acta Sanctorum" publicado pelos bolandistas2 , foi uma mulher piedosa de Jerusalém que, comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz até oGólgota, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto. Jesus aceitou a oferta e, após utilizá-lo, devolveu-o à Verônica. E então, a imagem de seu rosto estava milagrosamente impresso nele3 4 5 .
O nome "Verônica" em si é uma forma latinizada de Berenice, um nome macedônio que significa"portador da vitória" (correspondente à em gregophere-nikē). A etimologia popular atribui sua origem às palavras para "verdade" (em latimvera) e "imagem" (em gregoeikon), inclusive a Enciclopédia Católica6 .

Encyclopaedia Britannica diz o seguinte sobre a lenda:
Eusébio conta como em Cesareia de Filipe vivia uma mulher a quem Cristo havia curado de um problema de hemorragia (Mateus 9:20-22). A lenda não demorou em dar a ela um nome. No ocidente, ela foi identificada com Marta de Betânia. No oriente, ela foi chamada de Berenike, ou Beronike, o nome aparecendo em obras tão antigas quanto os "Atos de Pilatos", cuja primeira versão é do século IV d.C. É interessante notar que a divertida derivação do nome Verônica das palavras Vera e Icon (eikon) "verdadeira imagem" também é antiga e aparece em "Otia Imperialia" (iii, 25) deGervásio de Tilbury (fl. 1211), que diz:
"Est ergo Veronica pictura Domini vera."
— História Eclesiástica (vii, 18 7 ), Eusébio de Cesareia

Enciclopédia Católica de 1913 diz o seguinte sobre o crescimento da lenda:
A crença na existência de imagens autênticas de Cristo está ligada com a velha lenda do rei de Edessa, Abgar, e o texto apócrifo conhecido como "Mors Pilati" ("A morte de Pôncio Pilatos"). Para distiguir em Roma a mais conhecida e mais antiga destas imagens, ela foi chamada de vera icon (imagem verdadeira), que na língua comum se transformou em "verônica".
É assim referenciada em diversos textos medievais mencionados pelos bolandistas(ex.: um antigo missal de Augsburgo tem um missa "De S. Veronica seu Vultus Domini", ou "Santa Verônica, a Face do Senhor") e Mateus de Westminster fala de uma impressão da imagem do Salvador que é chamada de Veronica: "Effigies Domenici vultus quae Veronica nuncupatur" ("Éfige da face do Senhor que é chamada de Veronica"). Gradualmente, a imaginação popular tomou a palavra como sendo o nome de uma pessoa e ligou a ela uma série de lendas que variam de acordo com o país.
 

Sem comentários:

A MINHA MÚSICA

Loading...

Pesquisar neste blogue

Seguidores

Governo Moçambique

Governo de Macau

Governo Cabo Verde

Governo Angola