Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Polícias presos por consumir e traficar droga

«Esquema» de tráfico e consumo de droga envolve agentes da PSP e um alto quadro do Comando de Lisboa

Por: Cláudia Lima da Costa  |  13- 5- 2011  
Notícia actualizada

A PSP e o MP prenderam esta madrugada pelo menos quatro polícias por suspeitas de tráfico de droga. Ao tvi24.pt fonte policial deu conta de um quinto polícia detido, no entanto, agência lusa adianta que o quinto detido é um civil. A PSP não presta mais esclarecimentos até à conferência de imprensa desta tarde.

Os polícias da PSP foram detidos esta madrugada por suspeita de tráfico e consumo de droga. Ao que o tvi24.pt apurou junto de fonte policial, os detidos estavam a ser investigados há vários meses pela própria PSP e «utilizavam a droga sobretudo para consumo», mas também para tráfico. Ao que tudo indica, as detenções chegam ao topo da estrutura hierárquica da PSP.

Os polícias com «grande experiencia profissional e carreiras sustentadas» na polícia foram detidos esta madrugada numa operação conjunta da PSP com o Ministério Público. Em causa estão os crimes de posse e tráfico de droga. Neste momento, ao que o tvi24.pt apurou, a esquadra do Estoril está encerrada e não está descartada a hipótese de existirem mais detenções nas próximas horas.

Segundo confirmou fonte policial, o esquema de consumo e tráfico de droga atinge altas patentes na PSP com responsabilidades hierárquicas. No entanto, segundo informações posteriores, citadas pela Lusa, e ainda não confirmadas oficialmente, apenas um oficial terá sido detido.

Ao tvi24.pt, fonte policial informou que um dos envolvidos é um comissário «com um cargo muito importante», é «o quarto na estrutura hierárquica do COMETLIS» (Comando Metropolitano da PSP de Lisboa), chefe do Núcleo de Operações de Lisboa. Este responsável terá sido ouvido no âmbito do processo e não detido.

Um outro oficial detido é o subcomissário comandante da esquadra do Estoril. Um terceiro polícia envolvido é um chefe que operava na Divisão de Investigação Criminal (DIC) e que tinha a trabalhar consigo dois outros agentes, também indiciados nesta operação.

A investigação aos agentes já durava há alguns meses e a denúncia terá partido do seio da própria polícia. «Há ainda vários elementos a ser apurados, mas ao que tudo indica, a droga era usada sobretudo para consumo próprio, no entanto, existiam ligações ao tráfico e fornecimento de estupefaciente a pessoas em troca de informações directas», explicou a mesma fonte policial. O Jornal de Notícias adianta que os detidos estavam ligados também à segurança privada.

Os agentes detectavam a droga e em muitos casos não a chegavam a apreender, usufruindo do estupefaciente «quer para consumo, quer para outros fins», não sendo ainda certo há quanto tempo este esquema estava em prática.

Os polícias têm idades entre os 30 e os 50 anos e estão neste momento detidos. Deverão ser presentes à autoridade judiciária em breve.

O Comando da PSP confirma as detenções, mas recusa prestar mais esclarecimentos até à conferência de imprensa marcada para esta tarde.

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores