Número total de visualizações de páginas

domingo, 1 de maio de 2011

O primeiro Primeiro de Maio na Avenida dos Aliados no Porto. E hoje.

O primeiro Primeiro de Maio na Avenida dos Aliados no Porto.

No meu horológio os ponteiros encontram-se juntinhos, marcam exactamente 16:25. É um fim de tarde onde se pode ouvir unicamente o teclado e de vez em quando um respirar mais ofegante de quem descansa as ideias no sofá da sala.

Do outro lado da casa outro dorme sem pensamentos da vida simplesmente dorme enquanto outro brinca como dono dos grandes Stand de automóveis com a sua imensurável colecção. Dia do trabalhador que aproveitamos para não fazer nada. Lá vai o tempo da visita à avenida dos aliados, recordo-me como se fosse hoje, sempre com o olhar do meu Pai e juntos à vitrina enorme que nos protegia as costas. Arriba mesmo por debaixo das varandas da câmara municipal tinha-se dado inicio a um dos comícios que veio a ser dos mais violentos que me recordo.

Ali a meio com o olhar no cavalo à nossa direita e com a câmara à nossa esquerda no enfiamento da travessa que nos levou mais tarde ao parque estacionamento lá no alto depois do Coliseu, o meu olhar não parava de tentar perceber o que seria passar.

No cavalo começa-se a juntar algumas pessoas e depois mais que viria a ser a contra manifestação, subindo lentamente aliados acima ficaram a “insultarem-se” com a policia de choque a fazer dois cordões. Foi então que o meu Pai me disse: - “Vamos passar para outro lado que os capacetes negros acabaram de entrar e vai começar a porrada”. Foi o tempo suficiente de atravessar pelo lado trás do cavalo deu-se então inicio a uma batalha onde os paus que suportavam as bandeiras serviram então como armas. Corremos o mais que podemos com uma multidão a trás de nós pelo Passos Manuel até ao parque de estacionamento. 

Foi o meu 1º de Maio.

 

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores