Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Horta Osório defende que contribuintes não voltem a ajudar sector financeiro


 
Vídeo: Horta Osório defende que contribuintes não voltem a ajudar sector financeiro

Para o CEO indigitado do Lloyds, é necessário assegurar que a crise no sector financeiro não se repita
"Não se deve permitir que o contribuinte volte a ter de ajudar o sector bancário ou qualquer outro sector", afirmou hoje Horta Osório no Hora H do Negócios.

Nessa medida o sector bancário está a realizar um conjunto de medidas para que isso não aconteça. Horta Osório falou dos quatro pilares para assegurar que os problemas que aconteceram na história recentes, com Estados a ter de salvar bancos, não voltem a acontecer e para que sejam os accionistas a ter mecanismos para salvar esses bancos.

O primeiro pilar é o do capital. Os bancos vão ter de ter mais capital, um capital de melhor qualidade e maior. O segundo pilar é a regulamentação mais incisiva em termos liquidez. Uma das suas funções principais é transformar a capacidade de poupança numa sociedade para projectos de investimentos a longo prazo para benefícios futuros e existe o risco de liquidez associado. O controlo desse desfasamento é necessário.

No terceiro pilar, a implementação de um sistema de recuperação e resolução caso a banca fique doente e no quarto pilar a supervisão ao modelo de negócio.

No conjunto são importantes para "assegurar que o contribuinte não tenha de pagar mais" e para que sejam os "detentores do capital a absorver problemas do sector".

1 comentário:

Karocha disse...

Ele lá sabe, está em Londres !

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores