21 Abril 2011 |
Oito das 2 mil maiores empresas cotadas de todo o mundo são portuguesas, segundo uma lista da revista Forbes. A PT é avaliada como a 628ª maior companhia na bolsa mundial, mas consegue ficar no 54º lugar na classificação que analisa apenas os lucros dessas empresas.
A EDP é a 326ª maior cotada de todo o mundo mas consegue ficar em primeiro no que diz respeito às empresas nacionais. A revista Forbes organizou uma lista de 2 mil companhias cotadas em bolsa onde Portugal está presente em oito posições, lista que é liderada pelo banco norte-americano JPMorgan Chase.
A publicação norte-americana analisa quatro aspectos (vendas, lucros, activos e capitalização bolsista) de empresas de todo o mundo e o desempenho global da eléctrica nacional coloca-a na 326ª posição. Os seus activos, avaliados em 53,7 mil milhões de dólares, logo seguidos pelos lucros, de 1,4 mil milhões de dólares, são os aspectos que mais impulsionam a classificação da cotada dirigida por António Mexia (na foto).
É preciso avançar mais de 200 lugares para encontrar a segunda maior cotada portuguesa: a Galp Energia. A petrolífera está na 583ª posição e as vendas de 18,7 mil milhões de dólares são o ponto mais positivo do seu posicionamento global.
A Portugal Telecom, apesar de estar situada no 628º lugar, sendo a terceira maior cotada nacional, destaca-se a nível mundial pelos seus lucros. O resultado líquido de 7,6 mil milhões de dólares que a empresa liderada por Zeinal Bava arrecadou foi suficiente para a colocar no 54º lugar na respectiva classificação.+AQUI

Sem comentários:
Enviar um comentário