Na ligação que se segue encontra-se a tradução de uma carta aberta ao povo Finlandês escrita por Helder Fernandes num dos jornais mais lido desse belo país. Leia aqui a “Carta aberta ao Povo Finlandês” (via @secr3tas -twitter- e TVI24). Um exercício de memória e uma saudável provocação ao anti-egoista que há em cada um de nós, independentemente da nacionalidade.
Um curto excerto:
(...)
Os gritos de sofrimento e os horrores da primeira guerra Russo-Finlandesa e os terríveis sacrifícios impostos ao vosso pequeno país, comoveu e tocou o coração do povo Português no outro longínquo canto deste velho continente chamado Europa. Talvez fosse por causa de um sentimento de irmandade, ou mesmo de identificação com os sacrifícios para que uma outra nação pequena e periférica acabava de ser atirada...mas a ânsia de ajudar a Finlândia rapidamente emergiu entre os Portugueses, tão orgulhosos que são hoje quanto orgulhosos eram então dos valores da independência e da nacionalidade. A nação europeia com as fronteiras mais estáveis e com a paz mais duradoura de todas, não podia permitir-se, e não permitiu, permanecer no conforto da passividade de nada fazer relativamente ao destino para o qual a Finlândia tinha sido atirada, confrontada que esta estava com o perigo iminente de se tornar em apenas mais uma província Estalinista.
Portugal era na altura um país encruzilhado, submergido em pobreza e constrangido por uma ditadura cruel e fascista. Os Portugueses eram nesses tempos quase todos invariavelmente pobres, analfabetos, oprimidos e infelizes, mas também trabalhadores, honestos, orgulhosos, unidos e cheios de compaixão, mobilizados em solidariedade para oferecerem o que de mais pequenino conseguiram repescar para ajudarem o necessitado e desesperado povo Finlandês.(...)
Hélder Fernandes
Correspondente da TSF
53546355-Finlandia.doc 30K Visualizar Transferência |
1 comentário:
Helder Fernandes Sir
Obrigado por sua carta aberta ao povo finlandês.
Em seguida, na própria imagem de Portugal e da Finlândia, como a história eo grandes contratempos, que estamos orgulhosos de ter sobrevivido batalhas.
Pela minha parte, gostaria de ajudar com Português, mas na Finlândia, é uma emergência ainda maior.
Aqui eu gostaria de apresentar ao povo de Portugal, alguns fatos sobre a Finlândia, e provar que nós estamos fazendo muito pior do que em Portugal. - E é por isso que nós queremos priorizar a alocação de subvenções.
http://www.uusisuomi.fi/ulkomaat/111481-yle-portugalin-ex-presidentti-haukkuu-suomen-%E2%80%9Dkaapiot%E2%80%9D#comment-584621
Enviar um comentário