‘Saco azul’ paga Scolari
Scolari e Figo receberam o dinheiro através de sociedades offshore
Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador nacional, e o futebolista Luís Figo receberam verbas relativas aos contratos de publicidade celebrados com a SLN, ex-dona do BPN, através de uma offshore da instituição usada como ‘saco azul’.
Segundo um documento apresentado ontem em julgamento pelo inspector tributário Paulo Silva, que participou na investigação, Scolari surge referido como tendo recebido 789 473 euros através da sociedade Chanterella. Já Luís Figo recebeu duas verbas – de 261 868 euros e 124 699 euros – através da Lunarstar. Paulo Silva explicou que a offshore em causa, a JARED, servia de ‘saco azul’ da SLN para ocultar perdas, remunerar administradores, pagar contratos de publicidade e colmatar o buraco relativo às chamadas contas de investimento, uma espécie de fundos cuja rentabilidade prometida aos clientes não era atingida.
A sessão de ontem foi ainda marcada por um incidente processual, já que os advogados de defesa recusaram a exibição de documentos em língua inglesa, ameaçando pedir a nulidade da prova. O juiz Luís Ribeiro ordenou a contratação de uma tradutora. Segundo fonte judicial, em média, estes profissionais recebem 80 euros/hora. Na sessão de ontem, a tradutora recebeu honorários no valor de 150 euros. n

Sem comentários:
Enviar um comentário