Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Google Street View

O lançamento do Street View na Alemanha foi difícil  
O lançamento do Street View na Alemanha foi difícil (Reuters)

Google Street View

Este serviço do Google Maps, já disponível em 11 países, utiliza fotografias panorâmicas, a 360 graus, que nos permitem visionar os pontos mais turísticos, ou até encontrar a escola do bairro X ou a pastelaria da rua Y.

O Google Street View (em português: Google Vista da Rua) é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários / utilizadores vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.
O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo no Brasil. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados / acedidos por carros são usadas as Google Bikes.[1] As imagens podem ser navegadas usando tanto o rato / mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo /está a ser exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.

Portugal

Os veículos da Google com as câmaras fotográficas iniciaram a cobertura fotográfica de Lisboa e Porto em 15 de Abril de 2009,[2] colocada online a 18 de Agosto do mesmo ano. Braga é a cidade que se segue, fotografada no Verão de 2009. Entretanto, estão a ser fotografadas Águeda, Barcelos, Évora, Alverca do Ribatejo, Amadora, Portalegre, Maia, Paredes, Rebordosa, São Salvador de Lordelo, Barreiro, Castelo Branco e Costa da Caparica.[3] As imagens devem ser incluídas no serviço de mapas online no final de 2009.[2]

Jurídico

No dia 6 de novembro de 2010 um morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, abriu processo na 35ª Vara Cível da Capital contra o Google. O motivo é a imagem publicada em que o mineiro aparece em uma posição desconfortável. “Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de reprodução da foto na Internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em situação constrangedora, e a imagem induz à ideia de que ele vomitava porque estava bêbado, mas ele não estava.”, afirmou a advogada deste em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.[8]

No mundo

Privacidade

Os defensores da privacidade fizeram / levantaram objeções a esse recurso do Google Maps, indicando fotos que mostravam homens saindo de strip clubs, pessoas em roupas de banho, pais batendo em seus filhos, homens com prostitutas e outras atividades, bem como pessoas em situações visíveis de propriedades públicas nas quais elas não gostariam de ser vistas publicamente. O Google reafirma que as fotos foram tiradas em propriedades públicas. Antes de o serviço ser lançado, as fotos de violência doméstica foram retiradas. Desde então o Google permite que os usuários / utilizadores marquem as fotos como inapropriadas ou sensíveis para que seja feita uma revisão e possível eliminação.[vago]

Pois bem é a partir daqui que nasce o movimento dos não aderentes a este serviço. Hoje num dos jornais da praça portuguesa surge a irritação: "Do serviço Street View, do Google, na Alemanha foi alvo de duras críticas do governo de Angela Merkel, logo desde os preparativos iniciais.
As autoridades alemãs consideraram que o Street View é um perigoso instrumento de informação se for parar às mãos de delinquentes dedicados ao roubo de casas".
Esta tudo em aberto….
 

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores