Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

"WikiLeaks"

Embaixadas dos EUA revisam mensagens diplomáticas temendo "WikiLeaks"

Qui, 25 Nov, 06h35
Washington, 25 nov (EFE).- O Governo americano ordenou a suas embaixadas no mundo todo que revisem as mensagens enviadas entre 2006 e 2009, perante o temor de que o site "WikiLeaks" publique material diplomático.
Segundo um alto funcionário, que falou em condição de anonimato nesta quinta-feira à rede "CNN", o Departamento de Estado trabalha intensamente há meses para tratar o potencial impacto da publicação destes documentos.
Acredita-se que os documentos incluem milhares, se não milhões, de reportes diplomáticos de todo o mundo entre 2006 e 2009, indicou a fonte.
O "WikiLeaks" anunciou nos dias 21 e 22 em sua conta da rede social Twitter: "No próximo mês veremos um novo mundo no qual a história global é redefinida" e que "a próxima publicação será sete vezes maior em tamanho que os materiais do Iraque".
O site revelou, em outubro, 391 mil documentos sobre a Guerra do Iraque que continham várias denúncias de torturas e abusos que os Estados Unidos nunca averiguaram, morte de civis que não foram informadas e a ajuda iraniana a milícias iraquianas. Em julho, o portal publicou 70 mil documentos da guerra do Afeganistão.
O Departamento de Estado solicitou a suas missões diplomáticas que revisem as mensagens enviadas durante esse período e tenham atenção com aqueles que poderiam conter material que pudesse prejudicar a relação com o país anfitrião ou colocar em perigo as vidas das fontes de informação.
Segundo a fonte, a franqueza nestes relatórios diplomáticos é fundamental e o vazamento pode causar muitos prejuízos, além de comprometer as fontes diplomáticas tradicionais, e, em alguns casos, gerar risco de morte.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Phillip Crowley, o Governo dos EUA está em contato com outros Governos e notificou o Congresso do que poderia ser publicado. EFE

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores