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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escolas preocupadas no arranque do ano lectivo.1º dia de aulas....

O 1º dia.

À hora marcada lá nos encontrávamos, quantos pais gostaria de estar presentes mas os seus horários não se compatibilizam com os da Escola.

Chego à escola e levo numa mão o meu filho e noutra uma mochila carregada de livros que ele tem dificuldade em transportar.

Agora o nosso Portugal no seu máximo, cumprimento dos horários é coisa que já há muito não faz parte dos nossos hábitos, como tal quando se diz 09h00 já sabemos que FALAMOS de 09h15 ninguém leva a mal. Foi esse o tempo que aguardamos para que nos indicassem as quatro professoras a sala (telheiro) onde iríamos passar as próximas 3 horas de .

Depois de uma breve apresentação, passou-se de seguida para os problemas que os alunos iriam defrontar-se ao longo do ano lectivo.

"Nada melhor que passar para os pais, a responsabilidade da apresentação nas devidas condições do local de trabalho neste caso a escola como os meios necessários para o seu bom desempenho, aqui estiveram muita bem os professores que deixaram para apresentação ou seja para o primeiro dia de aulas os seus problemas e os pais agora que decidam: fechem a escola, mudem os alunos para outra escola, ou manterem-se solidários com o Ministério dizendo que esta escola não tem condições como tal deva fechar e os nossos filhos serem deslocados para uma escola moderna (existe) ou por outro lado alguém deveria ter feito trabalho de casa e não deixar para o primeiro dia como disse o sr. presidente da junta de freguesia que não sabia nada destes assuntos ate ao momento que os pais o chamaram."

1. Não existe auxiliar para acompanhar os alunos nos recreios. (Directora da Escola)

2. A limpeza das casas de banho é feita dia sim dia não. (70 alunos e 4 sanitas).

(Agrupamento)

3. Existem vidros partidos nas janelas das salas de aula. (JFC)

4. O recreio na sua maioria em areia (não lavada) o que no verão muito pó e no Inverno muita lama. (JFC)

5. No horário das refeições não há auxiliar que fique com os alunos no período das viagens do autocarro que transporta os alunos escola – refeitório e vice versa. (Agrupamento)

A propaganda do Ministério de que todas as escolas tem a devidas condições, pergunto quais e onde ficam? Pelo que nos foi dito, este agrupamento tinha 9 auxiliares no ano passado que passou para duas este ano. Falo da escola de [Carvide] do Agrupamento da [Carreira].

Numa sala de aulas foi encontrado um [rato]
pensaríamos que faria parte do computador (Magalhães) mas não era mesmo um rato.

Estes foram os assuntos abordados durante três horas que originou a vinda há escola do srº Presidente de Junta. (Daniel Casaleiro). Nem sei qual o partido pelo qual foi eleito, mas honra lhe seja feita, que tudo fez para que dia 14 de Setembro a escola abra dentro da normalidade. Assegurou a vinda de auxiliar para acompanhar os alunos na hora de almoço. E tranquilizou os encarregados de educação que muitas duvidas tinham nessa abertura vistos as culpas estarem a saltitar ora para o agrupamento/drec/ministério/ministra/1ºministro, que não fez chegar as duas auxiliares que esta escola tem direito, como não providenciou na paragem das férias para arranjar o recreio, mudança dos vidros partidos, aumentar a capacidade das casas de banho (para 70 alunos) desinfestação do espaço escolar.

Os alunos, esses, irão deparar-se ao longo do ano com todos estes problemas porque não vai ser a JFC que tem capacidade financeira mesmo com a boa vontade do seu actual presidente. É a escola que temos.

Algumas vozes falaram em fechar a escola e chamar a TV, ora seria bom se todos os pais tivessem horários compatíveis. Neste momento e dado as garantias do PJF, penso que depois da reunião a ser agendada pelo PJF com o Vereador do pelouro da Educação da CML outras acções serão tomadas pelos pais.

Nota: Hoje, 15 de Setembro de 2010, um dia depois do primeiro dia de aulas afinal existem ainda muitos problemas na nossa escola.

´´E UMA MIRAGEM´´

“Cheguei à escola era o meu primeiro dia de aulas num ambiente que desconhecia com caras novas secretarias e janelas novas com outras vistas. À porta esperava-me a professora que me dava os bons dia e indicava-me o lugar onde me sentaria. Perfilados esperávamos com calma as primeiras palavras e assim ficaria a saber não só o nome do professor(a) o meu lugar e quais as regras da escola.” Entro e coloco a mochila onde a minha mãe me indicou e saí a correr para brincar no recreio cheio de areia. A professora não me podia dar atenção neste meu primeiro dia visto estar a tratar de assuntos mais importantes ao telemóvel dentro de uma sala de aulas. (ouvi dizer que é proibido, possivelmente na minha escola nesta não).

(... tem o dever, sem prejuízo do disposto no Estatuto do Aluno, de:

1. Manter desligados os telemóveis ou aparelhos afins dentro da sala de aula. A utilização abusiva de imagens e efeitos sonoros será sujeita a procedimento disciplinar.) E O PROFESSOR?


Pátria


Por um país de pedra e vento duro

Por um país de luz perfeita e clara

Pelo negro da terra e pelo branco do muro

Pelos rostos de silêncio e de paciência

Que a miséria longamente desenhou

Rente aos ossos com toda a exatidão

Dum longo relatório irrecusável



E pelos rostos iguais ao sol e ao vento



E pela limpidez das tão amadas

Palavras sempre ditas com paixão

Pela cor e pelo peso das palavras

Pelo concreto silêncio limpo das palavras

Donde se erguem as coisas nomeadas

Pela nudez das palavras deslumbradas



— Pedra rio vento casa

Pranto dia canto alento

Espaço raiz e água

Ó minha pátria e meu centro



Eu minha vida daria

E vivo neste tormento


Sophia de Mello Breyner Andresen

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