Offshore controla bens de Cruz
Na acta de uma assembleia, Carlos Cruz assinou ainda como sócio da Marajó e ao mesmo tempo como representante da outra sócia, a Studio 2000
Studio 2000 Limited. Este é o nome da sociedade off-shore que controla grande parte das empresas de que Carlos Cruz é accionista e que tem o antigo apresentador como representante em Portugal.
Com sede social em Alofi, na ilha de Niue (ao largo da costa da Austrália), a Studio 2000 controla 95,34% do capital social de uma outra empresa, a Marajó, cuja quota Cruz vendeu pouco antes da leitura da sentença a uma secretária sua. Mas é através da participação que a Studio 2000 tem na Marajó que acaba por deter ainda 80% da Zona XXI e 40% da CCA, duas empresas das quais Carlos Cruz também é accionista.
O CM tentou, através de e-mail e de telefone, na sexta-feira e durante todo o dia de ontem, contactar o ex-apresentador, que nunca esteve disponível para responder.
A verdade é que numa das actas de uma assembleia geral da Marajó, datada de 29 de Maio de 2009, à qual o CM teve acesso, pode ler-se: "Estão presentes os dois únicos sócios, o sr. Carlos Cruz, detentor de uma quota de 350 euros, correspondente a 4,66% do capital social, por si e em representação com poderes para o acto da outra sócia, Studio 2000 Limited, detentora de uma quota de 7150 euros, correspondentes a 95,34% do capital social."
Foi nesta assembleia que se decidiu a mudança da morada da sede da Marajó, que passou a ser a casa de Cruz, na freguesia de Alcabideche, em Cascais, e a renúncia da mulher deste, Raquel Cruz, ao cargo de gerente da firma.
A ligação de Cruz à Marajó é mais antiga, tendo existido transferências bancárias da produtora criada por Cruz para a off-shore. Um documento a que o CM teve acesso mostra, por exemplo, que a 25 de Março de 2002 a Marajó emitiu uma ordem de pagamento de 124 740 euros que teve como destinatário a Studio 2000. Segundo a análise técnica da Procuradoria--Geral da República, o depósito foi feito numa conta em França.
VENDE QUOTA ANTES DA SENTENÇA
Foi dois dias antes da primeira data agendada pela juíza Ana Peres para a leitura da súmula do acórdão do processo Casa Pia (9 de Julho) que Carlos Cruz vendeu as quotas que detinha na empresa Produções Marajó – Rádio, Televisão e Publicidade, Lda. A escritura notarial
foi efectuada no dia 7 de Julho, num notário de Cascais, tendo Carlos Cruz dado ordem para a cessão de quotas a Isabel Maria de Almeida Rocha, que foi secretária do ‘senhor televisão’ durante largos anos.
EMPRESA COM 3,6 MILHÕES DE EUROS
Carlos Cruz, fundador da Produções Marajó – Rádio, Televisão e Publicidade Lda, tem participações em diversas empresas da área audiovisual (ver infografia em cima), sendo que a maior parte delas se encontra sem actividade.
No entanto, analisando o Relatório e Contas da Marajó relativo ao ano de 2009, é possível verificar que a empresa, que não produz há anos, tem activos superiores a 3,6 milhões de euros.
Entre os activos está um depósito bancário de 1,3 milhões e activos imobiliários de 888 mil euros, sendo que, precisamente em 2009, foi adquirido um edifício por 436 mil euros. As contas da Marajó indicam ainda que um dos sócios deve à empresa mais de 298 mil euros.
Situada em Alofi, na ilha de Niue, a Studio 2000 Limited controla 95,34% do capital social da Marajó, e, através desta participação, detém ainda 80% da Zona XXI e 40% da CCA, duas empresas das quais Carlos Cruz também é accionista.
Niue (ou Niuê) é uma ilha-nação e uma dependência da Nova Zelândia. Está situada no sul do oceano Pacífico e é geralmente conhecida como a ‘Rocha da Polinésia’.
RAQUEL TEM IMÓVEL NO CHIADO
A mulher de Carlos Cruz, Raquel Rocheta Cruz, é proprietária de um apartamento no Chiado.
O arrendamento de uma casa naquela zona pode ir até aos quatro mil euros/mês. Quanto à média de preços de venda de casas naquela zona nobre da capital, os números mais elevados rondam os dois milhões e meio de euros. A casa mais barata que se pode encontrar à venda no Chiado é um T1 (um quarto) com 60 m2 que vale 207 mil euros.

Sem comentários:
Enviar um comentário