Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fondue de Queijo em Pão Alentejano


Uma viagem ao interior do meu País onde o sol se confunde com as cereal e os girassois que rodam acompanham o sol de nascente a poente.
Neste brilho que me anima e que me faz ser Português até me esqueço de tudo o que os loureiros, limas, sousas e outros tais me fizeram roubando da boca do meus filhos o pão que os faz crescer.
Sou salvo pela mão sábia na arte de bem cozinhar com um  delicio pão acabadinho de sair do forno e que vos vai deixar com água na boca;

Fondue de Queijo em Pão Alentejano
Ingredientes:
- 1 pão grande caseiro Alentejano,-
- 4 dentes de alho,
- 1 molho de coentros,
- 1/2 chouriço de carne (dos grandes),
- 1 embalagem de queijo ralado Mozzarela,
- 2 embalagens de queijo ralado Emmental,
- 1 frasco de maionese,
- pimenta e noz moscada q.b.
Preparação:
Cortar o topo do pão alentejano e com a ajuda de uma faca pequena, retirar todo o miolo do seu interior até ficar apenas a côdea externa, sem a estragar.
No copo da Bimby deitar os alhos, os coentros e o chouriço de carne sem pele e picar 20 segundos na velocidade 6.
Deitar este preparado numa taça e misturar aos queijos ralados com a espátula.
Deitar a maionese por cima, a pimenta e a noz moscada e mexer muito bem, até ficar uma pasta homogénea.
Deitar esta pasta dentro da carcaça do pão, calcando bem com uma colher. Uma hora antes de servir, aquecer o forno a 180º, colocar o pão no centro do tabuleiro com o topo ao lado, sem estar a cobrir a pasta.
Deixar gratinar cerca de 30 ou 40 minutos, até a pasta começar a fervilhar.
Retirar e servir para barrar em tostas pequenas ou pedaços de pão torrado.

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores