Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Salvador Caetano_uma história de vida de trabalho.

Salvador Caetano. Tinha a 4ª classe, deixou um império

por Isabel Cristina Costa, Publicado em 28 de Junho de 2011  |  
O empresário morreu ontem com 85 anos. Começou cedo, aos 11 anos, como pintor de carroçarias, mas deixa uma das maiores maiores fortunas do país.
Salvador Caetano morre aos 85 anos

Já não tinha o poder executivo, mas continuava a ir regularmente à fábrica de autocarros de Gaia, a CaetanoBus. Afinal Salvador Caetano ainda era o chairman do grupo que criou, e ao qual deu o próprio nome. O "sr. Toyota" deixa a décima maior fortuna do país (avaliada em 637 milhões de euros, segundo a revista "Exame"), aos três filhos: Maria Angelina, Salvador Acácio e Ana Maria.

"Na verdade, o percurso de Salvador Caetano não vem nos livros. E, no entanto, deveria ser estudado, pelo menos. Não para detectarmos em que dia da sua vida se fez o homem a pulso, naquela imagem de que tanto gostamos para tentar provar que o pobre pode ser rico apenas à custa de muito trabalho. Mais para percebermos que o grande empreendedor que conhecemos realmente não tinha a escolaridade que apresentava o seu currículo, porque à quarta classe juntou de moto próprio muita leitura de clássicos como Eça, Ramalho ou Guerra Junqueiro e algumas representações nos palcos do teatro amador que eram uma das poucas animações dos anos bafientos do Estado Novo." (picado aqui)
 
"Salvador Caetano começou a trabalhar com onze anos, estabelecendo-se por conta própria aos dezoito, e com vinte anos criou a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda, uma fábrica de carroçarias, que seria o embrião de Toyota Caetano Portugal, SA, e do próprio grupo." (picado aqui)  
 
 

Como Salvador enfrentou "crápulas"

A partir do zero, construiu um conglomerado de 150 empresas. Sofreu vexames nos anos da Revolução, mas resistiu e foi premiado.

"Na biografia editada pela sua Fundação, o empresário conta que o seu nome chegou a constar de uma 'lista negra' e terá estado iminente o seu sequestro, exigência de resgate e assassínio, de acordo com uma confidência feita por um juiz a um colaborador do grupo.Salvador, hoje com 83 anos, atravessou o período revolucionário sem nunca pensar em fugir nem virar a cara à luta, enfrentando corajosamente a "cambada de crápulas" nos plenários."

Sem comentários:

Flag Counter

Pesquisar neste blogue

Seguidores